
Confira a seguir dicas do especialista em mídias sociais Pedro Ivo Resende, diretor-executivo da agência Riot, para criar uma página de sucesso para sua empresa na rede social:
Personalize seu espaço
Faça o possível para impressionar seus fãs desde a primeira visita, customizando ao máximo sua página inicial para que ela se destaque das demais.
“Troque seu avatar, mude o fundo, personalize a página de acordo com as datas comemorativas do ano”, recomenda Resende. O uso de recursos multimídia, como fotos e vídeos, também ajuda a tornar o espaço mais atrativo.
Promova a interatividade
Para ter sucesso, uma página corporativa no Facebook não pode ser estática. Ela deve criar oportunidades para que os visitantes interajam com o conteúdo e entre si.
“O ideal é ter um ambiente de discussão entre os usuários promovido e moderado pela marca”, destaca o especialista. Perguntas simples, do tipo “qual dessas opções você prefere?” são um ponto de partida para começar a interação com os fãs.
Seja útil
O internauta só voltará à página da empresa se ela trouxer conteúdos e serviços úteis para ele. “Falar de si mesmo é aceitável às vezes, mas uma página de marca que só faz autopropaganda tende a se esgotar”, alerta o especialista. Conteúdos divertidos tendem a atrair a atenção do usuário e se espalhar pela rede. “As chances de gerar conversação usando o conteúdo certo e atrativo são dez vezes maiores do que apenas falar de sua marca”, enfatiza Resende.
Ouça os clientes
A comunicação nas redes sociais não é uma via de mão única como acontece em outras mídias, como TV ou revistas. Lá, os consumidores falam de volta e é fundamental estar pronto para ouvi-los. “Uma marca não é o que ela diz que é, mas o que os outros dizem que ela é”, ressalta Resende.
“É sempre bem vindo conteúdo que deixe abertura para que os fãs concordem ou não com ele. Perguntar qual a opinião das pessoas sobre seu post já é um ótimo ponto de partida”, ele acrescenta.
Ofereça incentivos
Uma forma de manter os seus fãs engajados com a sua página é promover concursos e oferecer prêmios a cada meta alcançada no canal.
“Mesmo que não seja um presente especial, todos gostam de ganhar recompensas por interagirem com marcas. Reservar um espaço na página para um “fã do mês”, por exemplo, é uma forma de incentivo”, sugere Resende.
Interessante :)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO texto acima destaca bem a interação dos clientes com a marca, mas acho que antes disso, é preciso primeiro conhecer os clientes para proporcionar a melhor forma de interação possível, para cada tipo de consumidor. Uns só querem informações, outros preferem prêmios e outros simplesmente só querem ser ouvidos, que em comparação da tv e do rádio, a internet é infinitamente superior nessa parte.
ResponderExcluiracho que interatividade é a palavra chave desse post.na verdade hoje em dia o cliente deseja mais do que consumir o produto ele quer interagir com a marca e ser possivelmente um fã da mesma.ajudando a divulga-la e defendendo-a entre outras vantagens que existem em se ter um fã ao inves de um simples cliente de sua marca.
ResponderExcluir